Queli: Muita gente nos pergunta, "Como é o Natal aí?"
Por um lado não muito diferente do Natal no Brasil, às vesperas as pessoas tentam se reunir com amigos ou colegas de trabalho para se confraternizarem. O hábito de enviar cartão de Natal ainda é muito muito vivo, na verdade não só no Natal as pessoas dão cartão aqui.
As famílias se reúnem durante o Natal, principalmente durante o dia 25. Muita correria para comprar os presentes de última hora e muitos também vão às igrejas.
Os dias 26 e 27 de dezembro também fazem parte do feriado de Natal, chamam-se Boxing Day. Segundo historiadores, na época feudal um dia depois do Natal os senhores feudais davam roupas, comida e ferramentas de trabalho para as familias que moravam em suas terras, que por sua vez iam com caixas (Box) buscar seus "presentes".
No dia 25 não há nenhum transporte público na cidade, assim, se voce náo tiver carro, para onde for no dia 24 até as 10 da noite por lá você ficará até o dia 26, quando somente os ônibus voltam a circular e algumas lojas iniciam suas promoções de Natal.
Mas especialmente neste Natal, estou reparando que em pouco tempo esse País não irá mais celebrar o Natal. A mistura de culturas e, na minha opinião, o medo estão fazendo muitos abolirem o espírito de Natal. Todos os dias leio ou assisto reportagens sobre diretoras de escola que estão substituindo a Festa de Natal por Festa de Inverno ou mesmo festa do "Harry Porter", pois alegam que Natal eh algo cristão e pode ofender crianças de outras religiões. Chegou-se ao cúmulo dessa semana uma diretora proibir a palavra Christmas (Natal) entre as criancas. Vários prefeitos já não mais enfeitam suas cidades pelo mesmo motivo.
Alguns escritórios proibiram seus funcionários de enfeitarem suas salas ou mesas, por acharem indevido.
Engraçado, é que budistas e mesmo muçulmanos já declararam que "comemoram" o Natal, não com o mesmo objetivo dos cristãos, mas como um dia para reunir a família deles também e que não se sentem ofendidos.
Essa semana uma professora contou às criancas de uma escola que papai noel não existe e depois mandou uma carta pedindo desculpas aos pais por ter estragado a magia do Natal! Pode?! Todos nos sabemos que não existe, mas se os pais decidiram criar essa magia são eles mesmo que devem quebrá-la quando acharem que é o momento certo. Qual o direito que uma outra pessoa tem de fazer isso?
- Pra que criar tanta confusão ? Nao sei, mas que em poucos anos o Natal não passará de puro consumismo neste país, isso vai. Mas... enquanto isso não acontece...
Fotos do Natal 2006 pela cidade...
Hamleys (loja de brinquedos) na Regent Street onde o tema da decoração foi o desenho Flushed Away
Selfridges e Debenhams (lojas de Departamento) na Oxford Street
Marks & Spencer (outra loja de departamento tradicional) também na Oxford Street
(Vitrine de docerias)
Pista de Patinação no Gelo (vídeo) ao ar livre no Museu de História Natural e London Eye
































